Catadores de recicláveis organizam-se em luta por direitos

Catadores de recicláveis organizam-se em luta por direitos

A primeira reunião do Comitê de Luta de Porto Alegre, promovida pelo Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), pela Frente Parlamentar das Catadoras e Catadores do RS (FRECATA) e pelo Fórum de Catadoras e Catadores de Porto Alegre reuniu representantes de Unidades de Triagem, ONGs e Universidades no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nessa segunda-feira (8).

O objetivo do Comitê é unir esforços em prol da conquista de trabalho digno para estes trabalhadores através do reconhecimento e valorização do serviço ambiental urbano essencial que a categoria presta para a sociedade.

Para o deputado Leonel Radde, presidente da Frecata, “a Frente Parlamentar está cumprindo o papel de organizar as demandas mais importantes junto com os trabalhadores, articulando politicamente as necessidades tanto junto ao poder público como com as organizações da própria categoria”, declarou.

Nesta terça-feira (9/7), a coordenadora da Frente, Maninha Medeiros, participou de reunião nos Correios para tratar da contratação de 202 catadoras e catadores para trabalharem na seleção de donativos para atingidos pelas enchentes no estado.

 

Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087

Fotos: Debora Beina