UCS reforça venda do campus 8 durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul – crédito foto: Fábio Rausch
Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), deve visitar Caxias do Sul no final deste mês de julho, para conhecer a unidade oferecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus 8, para um possível recebimento do campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no município. A informação foi confirmada durante live na noite desta terça-feira (02), pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), acompanhada do deputado estadual Pepe Vargas (PT). Pepe comemorou a informação e disse que o campi é apenas o início de um sonho de muitos anos para Caxias do Sul e região.
O encontro entre o Ministério da Educação e a reitoria da UCS deve estabelecer uma forma para a compra do espaço pelo governo federal que hoje pertence a UCS, para abrigar a instituição de ensino superior, pensando nos primeiros cursos que o campi Serra da UFRGS poderá criar em Caxias do Sul. Inicialmente, segundo informações do MEC, serão seis cursos, para 2.800 estudantes, com um investimento de R$ 60 milhões de reais do Governo Federal para o campi de Caxias do Sul. Pepe Vargas, que tem trabalhado pela implantação da universidade pública, afirmou que o pontapé inicial será dado e na sequência outros cursos poderão ocupar o campi da instituição federal em Caxias do Sul.
A previsão é de que o próprio secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, o secretário de Educação Superior do Ministério, Alexandre Brasil e o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann, integrem a comitiva.
Texto: Silvana Gonçalves
Foto: Fabio Rauch/Câmara de Vereadores de Caxias do Sul