Deputado Pepe visita unidade da UERGS e constata problemas pela falta de recursos

Deputado Pepe visita unidade da UERGS e constata problemas pela falta de recursos

Diante da ameaça de ter as atividades de ensino encerradas, pela falta de recursos, o deputado estadual Pepe Vargas (PT), visitou, na tarde desta quarta-feira (03), a unidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), no município de Caxias do Sul, para averiguar a situação. O parlamentar, ouviu dos professores as dificuldades vivenciadas no cotidiano de sala de aula. Os problemas vão desde a infraestrutura inadequada ao número insuficiente de docentes e funcionários para atender os cursos e alunos. “Essa é uma situação que está sendo vivenciada em várias Unidades da UERGS, com perspectiva de fechamento pela ausência de investimentos”, denunciou Pepe Vargas, que integra como suplente a Comissão de Educação, Cultura, Deporto , Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS .
No ano passado a base de apoio do governador Eduardo Leite, na Assembleia Legislativa, ao aprovar a peça orçamentária para 2024, destinou para o Ensino Superior/UERGS apenas 0,5% do orçamento do Estado. Apesar das insistentes denúncias feitas da bancada no Parlamento, os deputados governistas seguiram em frente como se nada houvesse. “Todos os anos, na votação da Lei Orçamentária, a bancada do PT, busca votar por mais recursos para o Ensino Superior/UERGS, mas infelizmente o governo Leite tem maioria no Assembleia, e rejeitam a proposta”, lamentou Pepe Vargas.
Fundada 2001 no Governo de Olívio Dutra (PT) para atender às necessidades regionais, a UERGS tem enfrentado dificuldades orçamentárias nos governos neoliberais. “O último concurso foi realizado no governo Tarso Genro. Temos visto, ao longo dos anos, que conforme a política de e governo, a UERGS encontra dificuldades”, frisou o parlamentar.
Considerada uma jovem instituição de ensino superior, a UERGS, a presença no interior do estado revela a sua importância para o desenvolvimento educacional e econômico. Atualmente, a instituição tem 23 unidades universitárias com estrutura administrativa própria, integradas em sete campi regionais. “Vamos continuar lutando pela UERGS”, garantiu o deputado.

 

Fotos: Bruno Lemos

Texto: Silvana Gonçalves