sexta-feira, 22 novembro

 

O deputado Adão Pretto Filho esteve na abertura do Carijo da Canção Gaúcha em Palmeira das Missões, nessa quinta-feira (27). No ato, o parlamentar representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e reafirmou o compromisso do presidente Lula com a cultura e profissionais da música. O festival, que chega à trigésima sétima edição este ano, é um dos mais tradicionais do Estado e contou com o incentivo da Lei Rouanet.

Durante sua fala, diante do público e das autoridades, o deputado Adão lembrou que em tragédias como as enchentes que assolaram o RS em maio, ou ainda na pandemia, o segmento da cultura é um dos primeiros a serem afetados e dos últimos a retomarem a normalidade. O próprio Carijo, que aconteceria em maio, precisou ser transferido para junho em função da catástrofe que atingiu o Estado.

“Eu tenho certeza de que a cultura, a música, a arte são fundamentais para a retomada e reconstrução do nosso Estado. É um orgulho ter um presidente que acredita e valoriza a cultura. Meu pai, o saudoso Adão Pretto, costumava dizer que a política é séria, mas pode ter música, pode ter poesia”, destacou o deputado.

Adão Pretto Filho encerrou sua fala declamando um verso preparado especialmente para a abertura do Carijo da Canção Gaúcha, homenageando o festival, bem como a cidade de Palmeira das Missões, que, em 2024, completa 150 anos de emancipação. O evento acontece até o próximo domingo (30), no Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong , e conta com diversos shows, concurso de música e dança, além de uma feira de negócios, exposição de produtos locais, bem como gastronomia.

 

 

Texto e fotos: Guilherme Zanini

Compartilhe