Na manhã da última segunda-feira (17), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve no campus Dom Pedrito da Unipampa, onde se reuniu com a diretora do campus Nádia Bucco e membros do corpo docente e discente da universidade. Na oportunidade, Mainardi anunciou a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, da obra de finalização do Prédio Acadêmico do curso de Enologia.
Os recursos, totalizando R$ 6 milhões, foram incluídos no programa graças a uma articulação do deputado Mainardi, do Ministro Paulo Pimenta e do Secretário de Gestão e Normas da Secom, Paulinho Parera. “Acreditamos que a vitivinicultura não representa apenas o futuro, mas uma realidade em crescimento na nossa região, trazendo desenvolvimento econômico e renda, e que deve ser fomentada cada vez mais”, afirmou Mainardi. “Se tem uma pessoa que temos de parabenizar é a professora Nádia, incansável nesta luta. É uma conquista muito importante para toda região. Teremos que continuar trabalhando, porque ainda há muito a ser feito”, concluiu.
Para a professora Nádia Bucco, o recurso do PACserá para consolidar a estrutura do curso de enologia. “É a grande notícia dos últimos 10 anos, pois passaremos de uma estrutura inacabada, para termos um marco nacional na área de tecnologia e ciência voltadas ao setor do agronegócio e da cadeia produtiva da uva e do vinho brasileiro”, afirmou a diretora. “O impacto estimado será de proporção nacional e internacional, pois teremos mais qualidade no ensino, no desenvolvimento de pesquisa para a cadeia vitivinícola e na extensão através da prestação de serviço e difusão do conhecimento gerado através das atividades a serem desenvolvidas”, concluiu.
A finalização da estrutura prédio acadêmico permitirá o registro do junto ao Ministério da Agricultura, viabilizando a produção experimental bem como poderá servir de incubadora tecnológica de projetos para os produtores de toda campanha gaúcha e quaisquer outras regiões que tenham interesse.
Quando secretário de agricultura do RS, Mainardi conseguiu liberar recursos do Fundovitis que foram utilizados para a criação do vinhedo na universidade. Atualmente, a Unipampa de Dom Pedrito conta com o cultivo de 82 variedades de uva, sendo o vinhedo com o maior número de variedades do Brasil. O curso de Enologia da Unipampa de Dom Pedrito é o único na modalidade superior do país, com nota máxima do MEC, e forma enólogos que já estão inseridos no mercado de trabalho em todo Brasil e também no exterior.
Texto e foto: Fernando Risch