A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), ouviu, nesta terça-feira (18/06), no período dos Assuntos Gerais, a professora Cristiane Pelisolli Cabral e o professor André Peres, coordenadores da proposta no Estado, que apresentaram o Programa Mais Ciência na Escola para Expansão de Tecnologias Digitais e Experimentação Científica na Educação Básica.
Sofia parabenizou a iniciativa que pretende promover a aprendizagem pela investigação e a experimentação científica voltadas à solução de problemas e estimular o interesse dos estudantes pelas carreiras científicas e tecnológicas. A deputada também anunciou o apoio da Comissão de Educação ao programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que será realizado por meio do Programa de Difusão e Suporte à Transformação Digital – Conecta & Capacita Brasil, do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O programa, conforme a Cristiane, professora de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa-Lobos, de Porto Alegre, visa articular o ensino de robótica das séries fundamental, médio e técnico em escolas da rede pública de ensino. Para ela, é importante que o ensino seja pensado estruturalmente, permitindo a continuidade e a passagem de fase conforme a idade do estudante. Por sua vez, André Peres, do IFRS Campus Porto Alegre, falou que para chegar ao objetivo do programa é preciso trabalhar na capacitação de professores, abertura de espaço dentro das escolas, com intencionalidade.
O Programa
O Mais Ciência na Escola tem a finalidade de disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica, por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes nas escolas que conduzirão as atividades, promovendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação com caráter de extensão.
O Programa tem o objetivo de contribuir com o processo de fortalecimento da Educação em Tempo Integral, para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com vistas à inclusão produtiva e ao fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas. Para tanto, será incentivada a participação das escolas na organização de Clubes de Ciência e em atividades como Olimpíadas Científicas, Feiras de Ciência e Mostras Científicas, entre outras. Também serão concedidas bolsas do CNPq para coordenadores estaduais, coordenadores de redes com mais de dez escolas, para estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, e para estudantes de graduação que atuarão sob orientação do(a) coordenador(a) da rede.
O edital pode ser acessado no link: https://bit.ly/3VKc7V4
O início do período de submissão das propostas iniciou no dia 17/06 e a data limite para apresentação é dia 26/07/2024. A divulgação final das propostas aprovadas será divulgada em setembro no Diário Oficial da União, por extrato e na página do CNPq na internet.
Foto: Lucas Kloss | Agência AL