Na tarde desta segunda-feira (17) foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura por iniciativa do deputado Leonel Radde (PT). A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e teve início com apresentação cultural da coreógrafa, bailarina e atriz Letícia Paranhos e do músico Juliano Barreto.
O objetivo é criar um espaço de diálogos e debates para construir coletivamente políticas públicas, estratégias de fomento e estímulo a projetos culturais. A Frente Parlamentar ainda irá acompanhar e apoiar as políticas públicas relativas à área, focando esforços na busca de soluções e caminhos para que essas políticas alcancem os resultados desejados para estimular a cultura em todo o território rio-grandense.
Leonel Radde explicou que o lançamento da Frente Parlamentar iria ocorrer no mês passado, justamente na semana em que começaram as enchentes na Capital. Disse que a necessária mudança de data do evento foi simbólica, já que a classe artística foi, talvez, a categoria mais atingida nesse contexto da crise climática em Porto Alegre e no estado. “E isso torna mais relevante ainda esta Frente Parlamentar”, avaliou. O parlamentar lembrou que o tema da cultura já é tratado em uma comissão permanente da Casa, mas que uma frente parlamentar tem mais liberdade e autonomia nas ações. Radde também informou que é o presidente formal da Frente Parlamentar, mas que ela será administrada pela categoria artística. Ainda dedicou o evento ao produtor musical Ayrton Patineti dos Anjos, falecido ontem.
Também se manifestaram a presidente do Instituto Trocando Ideia, Fabiana Menini, representando o Cultura Viva, e a atriz Denizeli Cardoso, representando o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no RS, que destacaram a importância da criação da frente parlamentar e apresentaram demandas do setor, citando também a situação de entidades, artistas e técnicos da cultura atingidos pelas enchentes. Ainda falaram a coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no RS, Mariana Martinez, que citou as políticas públicas federais e as ações de apoio à reconstrução do setor cultural no estado, além de informar que a ministra Margareth Menezes deve estar no RS no próximo dia 26; e a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS, que defendeu a aplicação dos recursos já liberados para a área e a consolidação do sistema de cultura no RS.
O ato contou com profissionais da área cultural, além de representantes da Associação dos Músicos de Porto Alegre, Sindicato dos Arquitetos do RS, de deputados e vereadores, entre outros.
Texto: Agência de Notícias da ALRS
Foto: Debora Beina