Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, muitas operações foram deslocadas para o terminal de Caxias do Sul. Mas em função da neblina, comum nesta época do ano, os serviços de pouso e decolagem ficam prejudicados. É necessário equipamento adequado para aprimorar os serviços do Aeroporto Hugo Cantergiani.
Por isso na manhã desta quinta-feira (13), o deputado Pepe Vargas junto com o secretário de planejamento do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, representantes da INFRAERO e ANAC, visitaram o aeroporto para fazer uma avaliação das formas que o governo federal pode auxiliar como aumento da operação em Caxias.
Segundo o deputado Pepe, é uma inspeção final para orientar o governo federal nesta coparticipação junto com a gestão do aeroporto. “Como vamos ter o salgado filho fechado por um tempo prolongado, precisamos aumentar a capacidade do aeroporto de Caxias e ver outras alternativas. A inspeção que foi feita hoje em Caxias está sendo feita em outros aeroportos também”, informou o deputado.
Na comparação mensal, em maio de 2023, foram realizadas 350 operações, já no mesmo mês este ano foram 1.470. A preocupação também é com o período de inverno, época que a Serra Gaúcha se torna uma alternativa forte para o turismo. Por isso, o Ministério do Turismo está vistoriando os aeroportos regionais para aumentar o número de voos, “ estamos vendo quais são as necessidades para equipar o aeroporto de Caxias, para que ele receba mais voos diários, e precisamos fazer isso num curto espaço de tempo levando em conta custos e prazos”, afirmou Milton Zuanazzi.
Segundo o secretário estão sendo vistoriados também os terminais de canela, vacaria e torres, todos com o mesmo objetivo, diminuir o impacto do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho ocasionou no Rio Grande do Sul.
Texto: Vania Lain
Foto: Bruno Lemos