sexta-feira, 22 novembro

 

O deputado Miguel Rossetto (PT-RS) propôs a criação da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas na Assembleia Legislativa do RS.  Hoje, a questão ambiental divide os debates com a Saúde na Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente. “Dois grandes e importantes temas que precisam de um olhar atento e dedicado dos deputados”, aponta Rossetto. “A tragédia climática no RS exige que a Assembleia constitua uma comissão exclusiva para tratar com atenção e rigor do tema ambiental e das mudanças climáticas”, disse.

Assembleia de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Paraná e a própria Câmara e o Senado Federal têm comissões exclusivas para debater o meio ambiente. “O parlamento gaúcho também deve ter a sua”, completa Rossetto.

 

A criação da comissão está sendo construída desde o ano passado, nos debates da Frente das Águas, criada em março de 2023 e da qual Rossetto é presidente, e se consolidou após a tragédia de setembro. A ideia é dialogar com a sociedade, especialistas, conhecer as experiências de outros estados, outros países e aprender com a experiência dramática aqui do RS. “Nosso estado já foi vanguarda no tema ambiental, precisamos retomar essa pauta com o rigor que o momento exige. E o parlamento gaúcho deve contribuir para a construção de novas bases e um outro olhar sobre a questão ambiental aqui no RS”.

 

Texto: Moanoela Frade

Compartilhe