O deputado Adão Pretto Filho (PT) enviou, na tarde desta quarta-feira (15), ao gabinete do governador Eduardo Leite um ofício no qual solicita que Viamão seja incluída novamente na lista de municípios em estado de calamidade pública. Desde terça-feira (1 ), o governo do estado retirou a cidade da lista e a incluiu dentre as que estão em situação de emergência devido à tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.
No entendimento do parlamentar, regiões como Vila Augusta e Itapuã foram fortemente castigadas, com inúmeros moradores perdendo tudo que tinham. “Os moradores de uma cidade em estado de calamidade pública têm acesso mais rápido às iniciativas do poder público e benefícios sociais. Para dezenas de famílias de Viamão essa é uma necessidade urgente, que requer celeridade para que possam retomar a dignidade”, justifica Adão Pretto.
Embora não tenha sido totalmente devastada, como aconteceu com outros municípios, Viamão teve áreas severamente comprometidas, o que na avaliação do deputado petista justifica o reingresso da cidade na lista das que estão em estado de calamidade pública. O Rio Grande do Sul tem, no momento, 46 municípios nessa situação, sendo que, no início da semana, eram 397.
Texto: Guilherme Zanini