Pepe recebeu também mensagem do governador da Bahia que ofereceu ajuda e enviou hoje equipe auxiliar nos resgates.
O presidente Lula, após reunião com autoridades do Rio Grande do Sul, na base aérea de Santa Maria, ligou para o deputado Pepe Vargas, demonstrando, mais uma vez, preocupação com a situação e se colocando à disposição. “Qualquer coisa você me liga, tá bem?”, disse Lula. Devido às estradas bloqueadas pelo maior desastre climático da história do Estado, Pepe não conseguiu acompanhar o presidente que veio verificar o ocorrido, prestar solidariedade ao povo gaúcho, além de garantir que não faltarão recursos e esforços para salvar as pessoas e reconstruir o que foi destruído.
O deputado relatou ao presidente o que está acontecendo nas cidades da Serra. “Em Caxias do Sul uma das barragens está com risco de ruptura e ainda está sob monitoramento. Nas últimas horas baixou um pouco o nível da barragem. Também rompeu uma barragem em Cotiporã”, falou Pepe ao presidente . O parlamentar destacou a importância da presença do governo federal e do presidente no Estado e o anúncio de que haverá uma pessoa da Casa Civil como referência do Governo Federal para atender as demandas do Estado. “A gente tem acompanhado, mas acho que a presença do governo federal foi muito importante, além de ter uma pessoa da Casa Civil como ponto focal, ” disse. O presidente Lula, por sua vez, contou que designou uma pessoa de extrema confiança para o Estado e se colocou à disposição, ao dizer ao deputado para ligar em qualquer circunstância.
Entre as principais medidas anunciadas pelo presidente Lula estão a instalação de um hospital de campanha no Vale do Taquari e disposição de 1.369 militares, 121 equipamentos entre aeronaves e embarcações.
Apoio do Governo Baiano
Equipes de médicos, enfermeiras e soldados do corpo de bombeiros da Bahia já estão na Serra para auxiliar nos resgates. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, enviou mensagem, ontem à tarde, ao deputado Pepe Vargas, oferecendo ajuda aos atingidos no Rio Grande do Sul. “Agora pela manhã ele me informou que o grupo já chegou e a missão é trabalhar nas buscas na região”, contou Pepe. “Minha gratidão ao povo baiano que estende a mão aos gaúchos neste momento crítico”, agradeceu.
Texto: Silvana Gonçalves
Foto: Reprodução