sexta-feira, 22 novembro

Anunciado na última semana pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Desenrola Campo será um programa do Governo Federal cujo objetivo é auxiliar as famílias de pequenos agricultores a quitarem dívidas e limparem seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito. Os moldes do Desenrola Campo devem ser parecidos com os do Desenrola Brasil, que ajudou mais de 10 milhões de brasileiros a quitarem dívidas, especialmente com instituições bancárias.

O deputado Adão Pretto Filho (PT) havia apresentado a ideia de levar o Desenrola para os pequenos agricultores e agricultoras, ainda em 2023, quando se encontrou com o ministro Paulo Teixeira e entregou a ele um documento solicitando que esse segmentado também fosse contemplado por iniciativas de abatimento de dívidas.

O parlamentar justificou ao ministro na oportunidade que o Desenrola Campo seria de extrema importância para as famílias do campo, especialmente a partir de eventos climáticos que tiveram efeito devastador nas plantações.

“Num momento foi a seca, depois as chuvas e ciclones. A verdade é que essas mudanças climáticas atingiram em cheio os agricultores e agricultoras. Foi a partir de diversas reuniões com as famílias do campo, cooperativas e movimentos sociais que protocolei essa iniciativa e a apresentei ao ministro. Por fim, tive a grata surpresa de saber que o governo atendeu aos pedidos que chegaram até o nosso mandato”, explica Adão Pretto.

 

Texto e foto: Guilherme Zanini

Compartilhe