sexta-feira, 22 novembro

 

Impossível falar sobre presente e futuro sem tratar das questões ambientais. A crise climática, por exemplo, é tema de debates frequentes na Assembleia Legislativa em função dos seus efeitos no Rio Grande do Sul. Porém, as questões de sustentabilidade também podem ser sinônimo de oportunidades. Um dos exemplos mais concretos é o mercado de créditos de carbono. Empresas ou países que conseguem deixar de despejar gases de efeito estufa na atmosfera vendem esse serviço prestado. Em geral, cada unidade de crédito de carbono é igual a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) ou seu equivalente em outros gases que deixou de ser emitida.
A regulação e as oportunidades desse mercado serão tema de audiência pública da Comissão de Economia da próxima quarta-feira (24), por proposição do deputado Zé Nunes (PT). “As mudanças climáticas são uma realidade no país e no mundo, exigindo iniciativas para enfrentá-las com ações de mitigação e adaptação. No centro desse debate estão as emissões de gases de efeito estufa, tendo o CO2 como principal problema a ser superado. Nesse contexto entra o mercado de crédito de carbono como uma das ferramentas que pode contribuir para soluções. Conhecer o que são os créditos de carbono, a regulação desse mercado e as oportunidades será a finalidade da realização dessa audiência pública”, argumenta Zé Nunes.

Segundo o deputado, o mercado de créditos de carbono deveria estar na pauta do governo estadual. “A gente vê o governador querendo aumentar impostos para aumentar a arrecadação, sendo que ele poderia apresentar uma agenda de desenvolvimento que incluísse a economia verde. O Rio Grande do Sul precisa estar nesse circuito dos créditos de carbono”.

O evento ocorrerá às 11h, no Plenarinho, 3º andar da Assembleia Legislativa.

 

Serviço:

Audiência Pública: O mercado de crédito de carbono: Regulação e Oportunidades
24 de abril às 11h
Plenarinho – 3º andar da Assembleia Legislativa
Palestrantes:
– João Victor Domingues: Advogado com vasta experiência na Administração Pública, atualmente destacando-se na área de Transição Energética e Mercado de Carbono.
– Antonio Barbalho: Chefe Global da MIGA no Banco Mundial e fundador da Three Gold Partners, trazendo sua vasta experiência internacional nas indústrias de energia e extrativas.
– Kayo Soares: CEO da ARVUT, especialista em assessoria estratégica ambiental para empreendimentos, com ampla experiência na consultoria ambiental.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Compartilhe