A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de avaliar os serviços prestados pela RGE e debater os persistentes problemas gerados pela concessionária responsável pela distribuição de energia na Região Central do estado, realizam conjuntamente no próximo dia 26 de abril, às 18 horas, em Santa Maria, audiência pública. A decisão pelo encontro se deu pela constante mostra de ineficiência da empresa, que vem resultando em constantes apagões e prejuízos gerados às populações atendidas, e o aumento significativo do número de reclamações registradas tanto por consumidores domésticos como empresariais.
Os detalhes da atividade foram discutidos em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (10), durante reunião que contou com a participação da assessoria do mandato do deputado Valdeci Oliveira (proponente da audiência), técnicos da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa, juntamente com a vereadora Helen Cabral e os vereadores Adelar Vargas (Bolinha) e Juliano Soares (Juba), em Porto Alegre. Os parlamentares integram uma Comissão Especial criada na CMVSM para avaliar a qualidade dos serviços da RGE. “A privatização dos serviços de distribuição de energia hoje operados pelas RGE ocorreu há 26 anos, tempo mais do que suficiente para se consolidar uma oferta de qualidade. Porém, o que as pessoas têm recebido em troca são dias seguidos com falta de luz e demora no seu restabelecimento, o que resulta, muitas vezes, na queima de eletrodomésticos e perdas significativas alimentos das famílias”, analisou Valdeci, acrescentando que, quando se trata de pequenos mercados e produtores de leite, por exemplo, que necessitam do uso constante de equipamentos de refrigeração, os prejuízos são ainda maiores.
LOCAL E CONVIDADOS – A audiência pública está marcada para ocorrer no Plenário da Câmara de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1415), no próximo dia 26, às 18 horas. Para a atividade, estão sendo convidados o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado; representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Secretaria de Parcerias e Concessões e da Prefeitura de Santa Maria; além de gestores da RGE, Agergs, PROCON, OAB, Defensoria Pública, ANEEL, Ministério Público, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do estado e FAMURS, entre outros. O debate é aberto à comunidade.
Texto: Tiago Machado – MTE 9.415 e Marcelo Antunes – MTE 8.511