Comitiva busca fortalecer intercâmbio com o Partido Comunista Chinês
A parceria entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista Chinês completa 40 anos em 2024 e para celebrar este momento, uma delegação petista formada por dirigentes nacionais, deputados federais e estaduais desembarcou em Pequim para participar de eventos realizados pelo Partido Comunista Chinês (PCCh). A visita ao país seguirá até o dia 20 de abril.
De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, as agendas são experiências culturais, econômicas e tecnológicas, incluindo debate de pautas, visitas de projetos de interesse comum como desenvolvimento sustentável, redução de pobreza, proteção do meio ambiente, entre outros temas. A delegação do PT é chefiada, em um primeiro momento, pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e coordenada pelo secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira.
Atualmente, a China não só é o maior parceiro comercial do Brasil, mas também o maior investidor em termos de fluxo. Em 2023 foram US$ 104 bilhões que saíram do solo brasileiro para o chinês, tornando-se o maior valor exportado para um só país, segundo o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Na lista dos 19 estados beneficiados pela parceria, o Rio Grande do Sul aparece com cerca de 24,5% do total de exportações.
Desde 2008, a China é o país mais relevante para as exportações gaúchas, o que a deputada estadual Laura Sito aponta como ponto importante para integrar a delegação. “Eu vou estar nos próximos dias estreitando laços, absorvendo conhecimentos e buscando novas experiências para levar ao Brasil, principalmente pensando em inovações para o nosso Rio Grande do Sul”, comentou a parlamentar petista.
Entre as agendas, está a realização do VI Seminário Teórico PCCh-PT, que faz parte do fortalecimento da relação e da cooperação política entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista Chinês que já acontece há décadas, com eventos no Brasil e na China. Diversas atividades estão previstas como visitas e reuniões com empresas e integrantes dos partidos.
O roteiro inclui visitas ao Parque Tecnológico de Zhongguancun no Distrito Haidian, ao Centro de Inovação da parceria do BRICS para a Nova Revolução Industrial, a empresa Huawei e a Powerchina International Group Limited. Ainda, ocorrem encontros com o Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, com os responsáveis da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, reunião na Universidade de Shanghai Jiao Tong.
Texto: Thanise Melo