sexta-feira, 22 novembro

A edição 2024 do Prêmio Mulheres de Luta, iniciativa do mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira, realiza neste sábado, 23, às 17 horas, no Restaurante Divino (Av. Rio Branco, 880, Centro, Santa Maria), a cerimônia de reconhecimento público a lideranças femininas que são referências em suas respectivas áreas de atuação, destacando mulheres por sua trajetória de vida e profissional.

De empreendedoras a ativistas sociais passando por profissionais da saúde, educadoras, gestoras públicas, entre outras, as homenageadas, a exemplo das edições anteriores, atuam em diferentes segmentos da sociedade rio-grandense. Neste ano, foram 55 os nomes indicados à 6ª edição da solenidade, escolhidos por uma comissão organizadora. Entre as agraciadas, estão Carmen Lucia Coelho Chaves, a Baiana (ativista social de combate ao racismo), Martha Adaime (vice-reitora da UFSM), Michele Torrico (influencer digital), Nídia Heringer (reitora do Instituto Federal Farroupilha) Irmã Irani Rupolo (reitora da Universidade Franciscana), Marquita Quevedo (defensora dos direitos humanos e da comunidade LGBTQIAPN+), Sione Gomes dos Santos (jornalista) e Zelsa Zappe Bisogno (voluntária em projetos sociais).
Desde que foi criado em 2017, o Prêmio Mulheres de Luta somente foi interrompido por conta da pandemia, em 2020 e 2021. Sem contabilizar os nomes agraciados nesse ano, já foram homenageadas mais de 200 mulheres gaúchas. O objetivo da atividade desenvolvida pelo mandato do parlamentar é o de contribuir para a valorização e o empoderamento feminino. “É mais um instrumento de conscientização sobre a necessidade que a sociedade tem de promover respeito e, principalmente, igualdade para as mulheres”, afirma Valdeci.
Texto: Tiago Machado – MTE 9.415 e Marcelo Antunes – MTE 8.511
Compartilhe