A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promove na sexta-feira (22), uma audiência pública, na cidade de Redentora, no norte do Estado. Com a temática “O Envenenamento e Extermínio das Abelhas no Estado”, o evento foi proposto pelo Deputado Adão Pretto Filho, junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
No entendimento do parlamentar, existe uma urgência em ouvir a comunidade e entender os impactos que o extermínio das abelhas geram nos apicultores, mas também em toda a sociedade. Para se ter ideia, produtos como maçã, morango, melancia e manga dependem da polinização feita pelas abelhas. Além disso, abelhas contaminadas por veneno vão produzir consequentemente
um mel inadequado ao consumo humano. “Esse tema das abelhas é tão sério que até Albert Einstein, no passado, já dizia que, em caso de extinção das abelhas, a humanidade duraria apenas quatro anos. Precisamos combater o envenenamento das abelhas, que atinge todos nós”, pondera Adão Pretto.
A audiência ocorre nesta sexta (22), a partir das 9h, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde – Rua Pedro Luiz Costa, 388, em Redentora.
Texto: Guilherme Zanini
Foto: Paulo Roberto da Silva