sexta-feira, 22 novembro

 

A Cannabis Medicinal foi o tema de audiência da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal na cidade de Alegrete, no último sábado (16), na Câmara de Vereadores do município.
O deputado Leonel Radde, que preside a Frente abriu a reunião explicando a importância de debater o tema nos mais diversos municípios para desmistificar o assunto.
“Estamos aqui para romper alguns preconceitos que rondam a utilização dos medicamentos à base de cannabis e mostrar para a população gaúcha a diferença na qualidade de vida de pacientes que já utilizam este recurso no tratamento de uma série de doenças”, declarou.
Radde também falou sobre o Projeto de Lei 21/2023, de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa e que estimula a pesquisa e a distribuição de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS.
Participaram da mesa, o médico Kevin Dornelles, integrante do Programa Mais Médicos no Alegrete, com experiência e capacitação em Endocanabinologia, Roberta Miranda, mãe atípica de 4 filhos diagnosticados com espectro autista e que representa o coletivo “Guerreira é a mãe”, o Dr. Sivens Carvalho representando a OAB, e a Dra Ingrid Urbanetto, advogada integrante da Ong Amoras.
Entre os encaminhamentos, a OAB se comprometeu a organizar, com a colaboração da ONG Amoras, um acolhimento aos casos que necessitam de apoio jurídico na aquisição do medicamento, e o vereador Anilton Oliveira se comprometeu em verificar a possibilidade de um Projeto de Lei para pesquisa no município.
Ainda no sábado, Leonel Radde entregou ofício que garante o valor de R$ 200 mil para a Santa Casa de Caridade através de emenda parlamentar da Deputada Maria do Rosário, a pedido do deputado.
Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087
Compartilhe