domingo, 24 novembro

 

Através de uma proposição do deputado Luiz Fernando Mainardi, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, realiza na próxima segunda-feira(18/03), às 17h, no Espaço de Convergência – Sala Adão Pretto, Audiência Pública para debater os problemas enfrentados pelas Instituições de Longa Permanência de Idosos(ILPIs), no que se refere a filantropia e manutenção destes espaços.

A iniciativa de Mainardi, se deu através da realidade vivida pelas fundações de Bagé, Vila Vicentina Dr. Átila Taborda e Fundação Geriátrica José Auta Gomes, quando, a partir do governo Temer, com as constantes mudanças dos ministérios responsáveis pelo tema e alterações nas legislações, ambas perderam a filantropia junto ao governo federal, o que gerou dívidas com a União. Nas duas ILPIs, mais de uma centena de idosos são atendidos em Bagé.

As entidades pedem a anistia das dívidas patronais, o restabelecimento da filantropia, subsídios para a complementação dos profissionais de enfermagem que atuam nas instituições e o estabelecimento de uma política pública federal para as Instituições de Longa Permanência de Idosos.

Foram convidados representantes de várias ILPIs do interior do Estado, Conselho Estadual e Municipais do Idoso, Governo do Estado, Ministério Público RS entre outros.

 

 

Texto: Renê Oliveira
Foto: Debora Beina

Compartilhe