Zé Nunes tranquiliza fumicultores gaúchos e diz que as condições de cultivo seguem as mesmas

Zé Nunes tranquiliza fumicultores gaúchos e diz que as condições de cultivo seguem as mesmas

 

Tradicional em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a fumicultura seguirá com as mesmas condições de produção nos próximos anos. Depois de acompanhar a COP do Tabaco na Cidade do Panamá, capital do Panamá, o deputado Zé Nunes tem conversado com produtores que acabaram recebendo informações distorcidas sobre a participação do Brasil no evento. Coordenador da Frente parlamentar da cadeia produtiva do tabaco, Zé Nunes garantiu que não há nenhuma proposta do governo brasileiro de reduzir a área de plantio do tabaco no Brasil.
“A conferência nem poderia tratar desse tema sem que houvesse uma ampla discussão prévia entre os países que aderiram à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS). A redução da área de cultivo que foi registrada em algumas localidades específicas é consequência da redução do consumo do tabaco no mundo, mas não há nenhuma restrição para que os produtores mantenham suas lavouras”, destacou Zé Nunes.
O parlamentar citou que o país está estudando políticas públicas de compensação e diversificação da produção em função da preocupação cada vez maior da população com os aspectos da saúde. A questão ambiental, conforme o deputado, também é outra discussão que será projetada para as próximas conferências. Porém, também não é uma questão que cause uma preocupação imediata. “A preocupação ambiental já é uma realidade de anos. Os fumicultores já têm trabalhado com a questão da sustentabilidade e ações compensatórios e sempre existe margem para avançar ainda mais no tema”.
No que se refere à tributação, Zé Nunes lembra que mais de 90% da produção de fumo no Rio Grande do Sul é destinada à exportação e que, em função disso, o produto não é tarifado. Já no que se refere ao cigarro, não caberia aumento de imposto pois favoreceria o comércio clandestino. O deputado ressaltou a importância de ter acompanhado de perto os debates da COP. “Foi essencial a nossa presença lá para defender os interesses dos produtores gaúchos. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco da Assembleia Legislativa, tenho conversado com todos os elos do setor. O diálogo e o esclarecimento são fundamentais para que todas as decisões tomadas sejam no sentido de buscar soluções”.

 

Confira a íntegra da entrevista do deputado Zé Nunes ao canal do PT na Assembleia no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=erPEfJWqOJ0&t=127s