quinta-feira, 21 novembro
A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado (CSSP) tratou, nesta quinta-feira (22), da situação da praça de pedágio instalada na ERS 240, junto ao município de Capela de Santana, ainda inoperante.
No momento destinado a Assuntos Gerais, a Comissão recebeu o Sr. Robledo Ezequiel Temp, morador de Capela de Santana e liderança daquela comunidade representando, também, a população de outros municípios que serão afetados no seu cotidiano com a cobrança pelo deslocamento diário. “Viemos pedir a ajuda dessa comissão porque os editais de concessão ignoraram o fato de existirem comunidades ali, trabalhadores estudantes que se deslocam diariamente e terão que pagar altos valores para cumprirem suas rotinas, sem falar nas pessoas que necessitam deslocamento para consultas e exames médicos”, explicou.
Robledo Temp apresentou um áudio de fevereiro de 2023 onde o governador Eduardo Leite se diz “sensível a situação dos moradores” e promete encontrar uma solução para que aquelas comunidades não sejam prejudicadas nas suas atividades diárias. Porém, segundo o morador, nada foi feito neste sentido.
O deputado Leonel Radde, que presidiu a reunião, solicitou que a Comissão proponha uma reunião entre os prefeitos e moradores da região afetada com o governador do Estado ou autoridades competentes e um Pedido de Informação (PI) sobre os dados relativos ao edital e contrato com a concessionária. “É importante que esta comissão esteja ciente dos detalhes desta negociação para buscar o diálogo e a interlocução entre a população e os órgãos estaduais responsáveis por esta praça de pedágio, sem danos para as comunidades locais”, explicou.
Radde solicitou, ainda, que o áudio com a promessa feita pelo governador em 2023 fosse disponibilizado à secretaria da Comissão para registro e apoio aos encaminhamentos.
Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087
Foto: Debora Beina
Compartilhe