Em nova reunião na Defensoria Pública, o GT que trata da demanda não atendida na Educação Infantil em Porto Alegre, reuniu-se para debater sobre as demandas que faltam serem resolvidas para o início do ano letivo de 2024.
A presidente da Comissão de Educação da AL/RS, a deputada Sofia Cavedon, que compõe o grupo, levou propostas para apresentar ao secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, para ampliação do atendimento na educação infantil no município.
Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Educação, faltam cerca de 7.578 vagas. Com intuito de resolver a situação, a deputada conversou com o secretário sobre a reabertura, reforma e finalização de obras de creches e escolas, que foram abandonadas ou fechadas na cidade. Entre elas, a EMEI Max Geiss e a EMEI Unidos da Paineira, localizadas nos bairros Rubem Berta e Partenon – sendo estas regiões com mais falta de vagas.
Conforme Sofia, o secretário agradeceu as contribuições e disse que tem planos de reconstruir a escola Unidos da Paineira em parceria com a rede Calábria. Em contrapartida, na escola Max Geiss, as obras de recuperação iniciarão nos próximos dias com a pretensão de entrega ainda para esse ano.
Além disso, a deputada sugeriu outras três escolas estaduais para atender crianças de 4 a 5 anos, em regime de colaboração. Entre as sugestões, a EEEF Felipe de Oliveira, no bairro Petrópolis, que o secretário garantiu verificar a possibilidade de abrir turmas de Educação Infantil na escola.
Coordenado pelo Conselho Tutelar e pela defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Andreia Paz Rodrigues, o próximo encontro do GT está previsto para o dia 27 de março.
Texto: Hiashine Florentino
Foto: Hiashine Florentino