A poucas semanas de voltar às aulas, obras do Instituto Aimone e da EEEM Vinte de Setembro, ainda não saíram do papel

A poucas semanas de voltar às aulas, obras do Instituto Aimone e da EEEM Vinte de Setembro, ainda não saíram do papel
Sofia Cavedon mediou reunião entre a Secretaria de Obras Públicas e as diretoras das escolas interditadas de Arroio Grande, para encontrar soluções 
Há alguns meses, a presidente da Comissão de Educação da AL/RS, Sofia Cavedon, está acompanhando o caso de interdição em duas escolas de Arroio Grande, na região sul do estado: Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, e a Escola Estadual de Ensino Médio Vinte de Setembro. A deputada esteve na última quarta-feira, 31, na Secretaria de Educação (Seduc), mediando conversa entre as diretoras de ambas escolas com os representantes da Secretaria de Obras Públicas (SOP), para entender a situação dos reparos e reformas necessárias nas instituições.
“Queremos ver essas escolas novamente recebendo os alunos em um lugar aconchegante e confortável. Seguimos atentos e na luta para que essas obras saiam do papel”, afirma Sofia.
Instituto Aimone 
Conforme Sofia, a obra na rede elétrica do Aimone já foi concluída, só falta ser emitido o laudo de desinterdição. Já a obra estrutural, a Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), ainda enviará um orçamento que será encaminhado para a Seduc. Com o orçamento aprovado, o tempo previsto para o término da obra será de 60 dias. Preocupada com a previsão, já que o início do ano letivo se aproxima, a diretora Luciana Freitas, pediu que pelo menos, a área afetada fosse interditada enquanto o restante do espaço continue sendo utilizado pelos estudantes.
Será encaminhado até o dia 19 de fevereiro, o pedido para que o Corpo de Bombeiros desinterditem o local e isolem somente a parte precária da escola. O Instituto é a única escola de Ensino Médio do município. Atualmente, atende cerca de 300 alunos.
Escola Vinte de setembro 
Interditada parcialmente desde novembro de 2023, por apresentar problemas estruturais e na rede elétrica, o orçamento da EEEM Vinte de Setembro foi novamente atualizado, após quatro vezes ser dada como vazia a licitação. Mais uma vez, a CROP revisou o projeto e o orçamento será encaminhado para a Seduc, assim como o Aimone.
A Escola 20 de Setembro atende cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental do 1° Ano ao 9° Ano. Além disso, é a única instituição com a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Arroio Grande.
Texto e foto: Hiashine Florentino