sexta-feira, 22 novembro

Durante anos e por diversas vezes, a presidente da Comissão de Educação e deputada Sofia Cavedon, levou o caso para a Seduc e nada foi resolvido

Desde 2017, o Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, em Veranópolis, aguarda a realização de obras emergenciais. A presidente da Comissão de Educação da AL/RS, a deputada Sofia Cavedon, acompanha a situação desde 2019. A reforma chegou a ser iniciada somente no primeiro semestre de 2023, mas, em seguida, foi interrompida.

Em 2016, apareceram as primeiras rachaduras nos pilares de sustentação do prédio. Uma das salas que ficam em cima das estruturas, é a biblioteca. Temendo pela segurança dos estudantes, a direção decidiu manter o local fechado.

“É uma vergonha, uma escola de Ensino Médio estar há oito anos sem biblioteca, espaço fundamental para os nossos jovens se desenvolverem”, critica a deputada.

Por telefone, a parlamentar conversou com o subsecretário de Infraestrutura e Serviços Escolares da Secretaria da Educação, Rômulo Campos, que informou que o caso está com a Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), e pediu agilidade para a Secretaria de Obras Públicas (SOP), resolver a situação.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), providenciou em 2018, um contrato para a realização de reparos, que deveria ter iniciado em janeiro de 2019. Na ocasião, a empresa vencedora da licitação desistiu da obra e desde então a situação permanece a mesma.

Na escola, as aulas retornam no dia 19 de fevereiro. Esse vai ser o primeiro ano com turno integral começando pelas turmas de 1° Ano. Preocupados e indignados com o problema que se prolonga há anos, a comunidade escolar exige solução.

 

Texto: Hiashine Florentino
Foto: Sofia Cavedon

Compartilhe