sexta-feira, 22 novembro

 

O presidente da subcomissão de saúde da Assembleia, deputado Pepe Vargas, começou esta semana as visitas a hospitais do estado. O objetivo, é identificar problemas e propor alternativas para melhorar o atendimento de Urgência e Emergência dos hospitais que atendem pelo SUS. O trabalho da subcomissão da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, vai estar presente em 15 hospitais e promover reuniões em sete regiões do estado, até fevereiro de 2024.

O impacto do Programa Assistir na Região Metropolitana de Porto Alegre, os serviços da SAMU, da Central de Regulação e a porta de entrada para as diferentes demandas de urgência e emergência são alguns dos temas que serão analisados pela subcomissão que é presidida pelo Deputado Pepe Vargas.

Na quinta-feira (16), o deputado visitou A Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo. O hospital atende 21 municípios dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana e recebe em média, 2 mil pacientes pelo SUS por mês.

Segundo o deputado, “ a falta de um orçamento adequado por parte do governo estadual dificulta o trabalho, mas não impede que o Centenário desempenhe um papel que é fundamental no atendimento à população da região metropolitana. ”

O diretor do hospital, Nestor Schwertner, falou da importância da subcomissão para aprimorar o atendimento, ” é muito importante para nós a visita do deputado Pepe através da subcomissão, ele viu de perto a situação da emergência e de nossas dificuldades financeiras, pedimos socorro a subcomissão e estamos sendo ouvidos. ”

Na sexta-feira (17/11), Pepe esteve no Grupo Hospitalar Conceição, que atende 100% SUS. O diretor do GHC, Gilberto Barichello e equipe, mostraram o fluxo e processos no atendimento de urgência e emergência, que conta com 295 profissionais. Mesmo enfrentando dificuldades com a superlotação, hoje a taxa de mortalidade é de 0.7%, considerada baixa.

Para o deputado, apesar das dificuldades, o GHC cumpre com qualidade o papel de atender a população de Porto Alegre e Região, “ todas as dificuldades e gargalos enfrentados pelo GHC, vão fazer parte do relatório que a subcomissão produzirá ao final das visitas e reuniões com os hospitais”, concluiu.

A subcomissão conta ainda com os deputados estaduais Airton Artus (PDT), Dr. Thiago Duarte (União) e Matheus Gomes (PSOL).

 

Texto e fotos: Vânia Lain (MTE 9902)

Compartilhe