Nesta quarta-feira (8), a sessão plenária foi marcada pela homenagem aos 125 anos da Faculdade de Odontologia da UFRGS, no Plenário 20 de Setembro, quando a deputada Sofia Cavedon (PT) foi a oradora do período Grande Expediente Especial. Ela observou que a homenagem se insere na defesa do fortalecimento da universidade pública, da pesquisa financiada publicamente e da luta pela defesa da saúde à população.
Na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia foi classificado como curso de excelência. “Desde quando se formou o primeiro cirurgião dentista da faculdade, contabilizamos a diplomação de 5.427 cirurgiões-dentistas”, enalteceu a parlamentar. A Faculdade de Odontologia foi criada como curso anexo à Medicina e Farmácia no dia 10 de outubro de 1898, após aprovação da proposta apresentada pelo cirurgião-dentista Henrique Riedel. As aulas começaram em 15 de março de 1899 no antigo Liceu, na esquina das ruas Duque de Caxias e Marechal Floriano.
A criação do curso foi uma maneira de se antepor à liberdade profissional vigente e amparada pela constituição estadual de 1891. “A proposta de Henrique Riedel apresentada à Congregação da Faculdade de Medicina e Farmácia objetivava melhorar a condição de saúde bucal da população, buscando substituir o empirismo do exercício da profissão”, frisou Sofia ao se referir à história da instituição e seus objetivos. Ela mencionou que, ao longo do tempo, a Faculdade se renovou e esteve atenta às mudanças e desafios dos novos tempos.
Curso diurno e noturno
A Faculdade de Odontologia da UFRGS conta com os cursos de Graduação em Odontologia, diurno e noturno. A deputada parabenizou pela iniciativa do curso noturno, bem como, destacou o fato de 50% das vagas na Odontologia serem reservadas para ações afirmativas. A oferta de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, incluindo um programa de Residência Integrada em saúde bucal, foi igualmente mencionada. A Residência é feita nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Estomatologia, Periodontia e Saúde da Família e Comunidade.
“Temos em torno de mil estudantes circulando diariamente pela Faculdade de Odontologia. Aproximadamente 4 mil pacientes são atendidos mensalmente na Faculdade. Desde o início do curso, os alunos da graduação têm contato com a profissão. As atividades de Acompanhamento Clínico se iniciam já na segunda etapa do curso. O primeiro contato com pacientes se dá na etapa quatro, com a atividade de Anestesiologia e Introdução a Exodontia”, citou a parlamentar. Ela ainda ressaltou os projetos de extensão, de atendimento a pacientes com necessidades especiais, Extensão em Urgência para atendimento da dor e traumatismo, Extensão em Prótese Buco Maxilo Facial, Extensão para pacientes Oncológicos, Clínica de bebês e Extensão em Atenção Odontológica para Estudantes da UFRGS em Vulnerabilidade Social.
O Curso de Odontologia tem como objetivo a formação de um cirurgião-dentista, generalista, com uma visão social da realidade, relatou Sofia. Esse perfil é de cirurgião-dentista agente de saúde dotado de espírito crítico face à sua realidade e com sólida formação técnico-científica e humanística, conforme acrescentou em seu discurso. Ela também ressaltou que se trata da única faculdade de Odontologia das 23 do Rio Grande do Sul que tirou 5, a nota máxima, no último ENADE. “O curso de Odontologia figura no ranking QS World University Rankings by Subject, ocupando a 48ª posição entre os cursos de Odontologia de 93 países. Que orgulho!”, complementou a deputada, que relatou outras avaliações e destaques da faculdade homenageada. Além disso, ela enalteceu a formação, pelo curso de Odontologia noturno (2018/1), da primeira cirurgiã-dentista indígena da tribo Kaingang.
Pesquisadores
Em levantamento divulgado no início do mês, a editora Elsevier apontou os pesquisadores com maior impacto acadêmico mundial em 2022. Da UFRGS, o ranking cita 54 docentes de diversas áreas e destes, seis citados são pesquisadores da Faculdade, ou seja mais de 10% dos pesquisadores da UFRGS, mencionou Sofia. Outro dado importante é a classificação no Shanghai Rankings Global Ranking of Academic Subjects 2023 (GRAS 2023), que analisou mais de cinco mil universidades em 104 países. A melhor posição da UFRGS, com a indicação de faixas 101º a 150º, é a Odontologia.
Para comemorar os 125 anos foram preparadas diversas atividades. Entre elas, está prevista palestra da Dra. Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde do Governo Federal, para o dia 24 deste mês. Ela vai discorrer sobre as Políticas Públicas de Saúde Bucal para o Brasil.
Presenças
Participaram o professor Dr. José Antônio Poli de Figueiredo, pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS; a professora Dra. Susana Maria Werner Samuel, diretora da Faculdade de Odontologia; a Professora Dra. Deise Ponzoni, vice-diretora da Faculdade de Odontologia; o professor Dr. Pantelis Varvaki Rados, presidente do Núcleo Docente; a professora Dra. Marcia Gayger de Oliveira, coordenadora da Comissão de Graduação da Faculdade de Odontologia; o administrador Fabiano Cássio Soares, gerente Administrativo da Faculdade de Odontologia, Talita Rangel Ingrassia, presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia e presidente da Academia Gaúcha de Odontologia, Joaquim Cerveira.
Matéria da Agência de Notícias da AL/RS