quinta-feira, 21 novembro

 

Acontece no próximo dia 13 o lançamento e a sessão coletiva de autógrafos do Integra – Manual de Comunicação/Democracia e Educação. A iniciativa é da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Laura Sito (PT).

O manual tem como objetivo superar o preconceito e a xenofobia, além de estimular o respeito à diversidade e à interculturalidade em uma sociedade multiétnica, além de garantir que migrantes sejam compreendidos e informados em sua própria língua originária. É por isso que, segundo a deputada Laura Sito, a CCDH apoia a iniciativa, garantindo a impressão e distribuição gratuita do manual. “É uma honra apoiar a publicação de cinco mil exemplares do Manual Integra, cujo uso e leitura auxiliam na comunicação e integração dos migrantes do nosso Estado, garantindo não apenas uma melhor acolhida, mas também o acesso a direitos fundamentais.”

Segundo a organizadora, a pedagoga e orientadora Educacional, professora Maristela Alves Farias, a ideia de construir um manual de comunicação surgiu a partir das principais demandas percebidas junto às turmas de português para imigrantes, e envolveu estudantes brasileiros, colombianos, haitianos e venezuelanos, além de colaboradores de diversas instituições.

O Manual Integra foi escrito em cinco idiomas – português, espanhol, crioulo haitiano, inglês e francês e contém 10 grupos com as principais palavras e expressões usadas para apresentações, saudações e expressões úteis; pessoas, família e características; horas, dias, meses e estações do ano; alimentos; objetos de higiene pessoal; cores; utensílios domésticos; roupas; calçados; corpo humano e calendário com datas importantes para os migrantes do nosso estado.

O lançamento acontece dentro da programação oficial da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a partir das 19 horas, na Praça de Autógrafos Gerdau.

 

Texto: Manu Mantovani (Reg. MTb. 12.704)
Imagem: Divulgação

Compartilhe