quinta-feira, 21 novembro

O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre reuniu no sábado, 28 de outubro,  militantes, deputados estaduais, federais e vereadores do PT para realizar sua Conferência Municipal, na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras.

Em ato simbólico, Laura Sito foi apresentada como a nova presidenta do partido em Porto Alegre, que foi aclamada por unanimidade. Militante do partido desde os 14 anos, a deputada estadual é a terceira mulher a presidir o PT em 43 anos. Durante o seu discurso no auditório com 800 pessoas, a parlamentar mencionou que “estamos reafirmando o caráter popular do partido com o protagonismo das mulheres, do povo negro e da periferia”, evidenciou ao dar posse a nova Direção Executiva.

Laura agradeceu a presidenta Maria Celeste, que após 4 anos e pela primeira vez no PT Porto Alegre, passou o cargo para outra mulher. “Maria reestruturou o nosso PT Porto Alegre com uma gestão que voltou com ele para as bases e para os territórios.”

Laura também destacou em seu discurso a necessidade da unidade de esquerda. Não é por acaso que “Construir a unidade de esquerda e mudar Porto Alegre” foi o nome escolhido para a Conferência Municipal. É por isso que o encontro contou com a presença da Deputada Estadual Luciana Genro do PSOL e da Deputada Estadual Bruna Rodrigues do PCdoB e do presidente do PV, Márcio Souza.

Para a deputada Laura, o centro da estratégia petista para 2024 é derrotar a extrema direita. Para isso, os esforços devem estar concentrados em acumular junto às forças democráticas e num amplo diálogo com a sociedade. O objetivo é construir um calendário de debates e a tática eleitoral na Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), colocando como prioridade de diálogo e aliança Federações com PSOL-Rede. Da mesma forma, inclui PDT e PSB, de acordo com as orientações e resoluções dos Diretórios Estadual e Nacional.

 

 

Texto: João Conceição

Foto: Thanise Melo

Compartilhe