Rossetto visita o Vale do Taquari após instalação da Comissão Externa para monitorar as ações de apoio

Rossetto visita o Vale do Taquari após instalação da Comissão Externa para monitorar as ações de apoio

O deputado Miguel Rossetto esteve no Vale do Taquari, na sexta-feira (27/10), na primeira visita à região como presidente da Comissão Externa da Assembleia para monitorar as ações de apoio dos governos estadual e federal aos municípios e comunidades após as enchentes de setembro.

Em Lajeado, Rossetto visitou o escritório do governo federal para conversar com o coordenador das ações federais, Maneco Hassen, secretário de comunicação institucional da Secom.

O governo federal, apontou Rossetto, “está investindo na região desde o início da tragédia climática em várias frentes”. Na próxima segunda-feira, 30/10, informou, “ministros vêm novamente a Lajeado para anunciar mais de R$ 40 milhões nas áreas de Saúde e Educação, para reconstrução da infraestrutura da região”. O ato será realizado na Univates, às 15h30, com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação) e Paulo Pimenta (Secom).

O deputado ainda se reuniu com o prefeito de Estrela, Elmar Schneider e secretários do município, e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.

“Estamos escutando os prefeitos, lideranças regionais, empresários, comunidades atingidas para ajudar a solucionar problemas num ambiente de total colaboração da Assembleia”. O papel da comissão, diz, “é justamente contribuir para agilizar a entrega dos programas e políticas públicas para as famílias, comunidades e municípios impactados”.

A comissão externa da Assembleia foi instalada no dia 20/10 e tem 30 dias para concluir os trabalhos. “Vamos apresentar um relatório sobre o andamento das ações e também sugestões para melhorar a resposta do estado do RS frente a este novo padrão de emergência climática”.

Além de Rossetto, indicado pela presidência e mesa diretora da Assembleia, a comissão é composta pelos deputados Guilherme Pasin (PP), Delegada Nadine (PSDB), Edivilson Brum (MDB) e Capitão Martim (Republicanos).

 

Texto: Manoela Frade
Foto: Camille Bolson