sexta-feira, 22 novembro

 

 

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta terça-feira (24) parecer favorável ao Projeto de Lei 58/2023, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que institui o dia 21 de junho como Dia Estadual do Skate e cria a Semana Estadual de Fomento ao Skate com o objetivo de divulgar as diversas modalidades do esporte e promover o desenvolvimento de ações e campanhas que esclareçam sobre a importância de sua prática, visando estimular a prática esportiva do skate, realizar atividades educativas e recreativas em espaços públicos e privados, divulgar materiais alusivos, palestras, passeios coletivos com skates e eventos culturais.

Pelo projeto, o Poder Público estadual poderá promover, em conjunto com órgãos públicos, entidades privadas, associações e federações esportivas as ações e campanhas previstas durante a Semana de Fomento ao skate. A proposta visa a realização de um conjunto de ações comemorativas para o fomento do Skate, oportunizando a realização de atividades referentes ao tema por toda população gaúcha. “Existe um crescente interesse e incremento nessa atividade, assim a instituição de uma semana reservada ao skate é algo de extrema importância para os praticantes desse recente esporte olímpico”, argumenta Mainardi.

A expectativa do deputado é de que o poder público valorize mais a atividade do Skate que promove a inclusão social, o crescimento pessoal, a autoconfiança e concede qualidade vida. Isso é o que move seus atletas e praticantes a desenvolverem projetos voltados a comunidades da periferia das cidades, principalmente crianças e adolescentes. Combatendo a descriminação ao esporte. “Essa pratica esportiva melhora a coordenação motora e equilíbrio, promove o ganho de condicionamento físico e aeróbico, o desenvolvimento da flexibilidade, a queima de calorias e emagrecimento, o aumento de força, o sistema cardiovascular, a concentração, a adoção de estilo de vida mais saudável, o desenvolvimento do condicionamento para a prática desportiva, o alívio de estresse, ansiedade e depressão e promoção da socialização e o aumento da felicidade”, acrescenta Mainardi.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747

Foto: Debora Beina

Compartilhe