O deputado estadual Miguel Rossetto (PT) coordenará a Comissão Externa da Assembleia Legislativa que vai monitorar as ações do governo do RS e do governo federal, após as enchentes do início de setembro, especialmente no Vale do Taquari.
A comissão foi instalada nesta sexta-feira (20/10) e tem 30 dias para concluir os trabalhos. “Vamos monitorar a entrega das medidas de apoio às famílias e municípios e sugerir possíveis alternativas para melhorar a resposta do estado frente à emergência climática”.
O deputado já solicitou reunião com o vice-governador do RS, Gabriel Souza, que coordena a atuação do governo do estado, e com o secretário de Comunicação Institucional da Secom, Maneco Hassen, coordenador das ações federais. Na próxima semana, aponta Rossetto, a Comissão define o plano de trabalho e visita o Vale do Taquari. “Vamos trabalhar em três frentes: acompanhando o auxílio direto às famílias, a reconstrução da infraestrutura dos municípios e a reconstrução do ponto de vista econômico”.
A Assembleia Legislativa também tem atuado de forma rápida, inclusive repassando R$ 20 milhões para governo do estado. “É a Assembleia cumprindo seu papel de fiscalizar”.
Além do deputado Miguel Rossetto (PT-RS), a comissão é composta pelos deputados Guilherme Pasin (PP), Delegada Nadine (PSDB), Edivilson Brum (MDB) e Capitão Martim (Republicanos).