“Mudar a vida das pessoas que mais precisam”. Foi assim que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sintetizou o objetivo da Caravana Federativa do Governo Lula que está no Rio Grande do Sul. Segundo Pimenta, a forma mais eficiente para fazer com que as políticas públicas cheguem na ponta e fazendo com que os municípios estejam capacitados para executar programas, projetos e obras que têm como origem o Orçamento Geral da União. Compreendendo a importância das atividades, centenas de prefeitas e prefeitas gaúchos estiveram, nesta quinta-feira (19), na FIERGS, onde ocorrem as atividades.
“Desde o primeiro dia de governo a gente tem como compromisso estabelecer com governadores e prefeitos um ambiente institucional que potencialize a nossa capacidade de execução de políticas públicas. O presidente Lula quer que as coisas aconteçam, que os recursos cheguem nos municípios e que mudem a vida das pessoas que mais precisam”, ressaltou o ministro.
Todos os ministérios do Governo Federal, estatais e bancos públicos estão atendendo na FIERGS com equipes técnicas acostumadas no atendimento aos gestores municipais. São pessoas que conhecem as demandas das prefeituras e as dificuldades que elas possuem na elaboração de projetos, por exemplo. O presidente da Luciano Orsi, que ajudou na organização da caravana, destacou que é uma oportunidade para agilizar demandas. “É muito difícil o prefeito ir a Brasília visitar todos os departamentos que ele precisa levar as demandas e aqui temos tudo isso à disposição”.
A bancada do PT na Assembleia Legislativa está acompanhando as atividades. O líder, deputado Luiz Fernando Mainardi, afirmou que a Caravana Federativa confirma a preocupação do Governo Lula com a população. “O Governo tem que estar presente, falando com as prefeitas e prefeitos para cuidar das pessoas. Ter uma visão federativa é isso. Ser republicano é isso. Tratar todos os gestores de forma igual, independentemente de partido”.
Mainardi disse ainda que é o momento de avançar com a reforma tributária para que os municípios tenham melhores condições de enfrentar as demandas da população, já que o Governo Lula está conseguindo implementar um novo projeto de desenvolvimento, com geração de emprego e renda.
A Caravana Federativa do Governo Lula no Rio Grande do Sul acontece até a sexta-feira (20/10).
Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT
Foto: Joaquim Moura