Desde o começo da gestão do presidente Lula, em janeiro deste ano, um dos compromissos é garantir o apoio às prefeituras para captação de recursos e execução de projetos voltados para áreas essenciais como Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação. Além disso, outra atuação marcante do Governo Federal é no atendimento aos municípios atingidos por desastres naturais. Seja pela estiagem ou pelos temporais e enchentes.
Na próxima quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, o Governo Lula estará com toda a estrutura dos ministérios e instituições federais em Porto Alegre para estreitar as relações com as prefeituras. A Caravana Federativa terá atividades a partir de 9 horas na FIERGS. O deputado Adão Pretto Filho (PT), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para saudar a iniciativa. “É uma oportunidade para as prefeitas e prefeitos apresentar seus pleitos, firmar convênios, estreitar relações. Em 10 meses de Governo Lula, a economia cresceu, o desemprego diminuiu e os alimentos estão mais baratos. O que era uma esperança no ano passado, virou certeza esse ano. O Brasil está no rumo certo”.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, diz que por conta das fortes chuvas e do ciclone extratropical que destruíram diversas cidades, a prioridade desta edição será ajudar na reconstrução.
“Uma das ações prioritárias é justamente ajudar os municípios do Rio Grande do Sul a destravar o auxílio que o Governo Federal já colocou à disposição, recursos do Ministério da Integração Regional, recursos do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, do Desenvolvimento Social, da área da Saúde. São recursos para ajudar no enfrentamento à situação”, explicou Padilha.
Na avaliação do ministro, as primeiras edições das Caravanas, na Bahia e no Rio de Janeiro, foram exitosas, com mais de sete mil atendimentos realizados.
“É um grande encontro, que reúne mais de 30 ministérios, todas as áreas do Governo Federal, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Segurança, Advocacia Geral da União, Planejamento, Fazenda. É a presença de todo o Governo Federal. Também os bancos, que fazem a relação com os municípios, os contratos, e convênios. São dois dias fazendo atendimento aos secretários e gestores municipais para resolver os problemas”, disse.
As atividades em Porto Alegre vão contar com o apoio da FAMURS.
Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Mariana Czamanski