Deputada Sofia lança as Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública do RS em Livro e Exposição

Deputada Sofia lança as Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública do RS em Livro e Exposição

Caderno: No link: https://bit.ly/3rSp0QS a íntegra do livro Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul

Durante a homenagem aos professores e professoras pela passagem do seu dia, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon, lançou o Caderno e a Exposição: Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul. A cerimônia contou com a palestra do professor e biólogo Paulo Brack sobre Educação, a biodiversidade e os desafios atuais; de distribuição de mudas do Centro Agrícola Demonstrativo de Porto Alegre e apresentação musical com o grupo de professores Teachers Trio do Colégio Estadual Ildo Meneguetti.

A publicação traz 69 projetos de trabalho, selecionados para a 1ª Mostra das Boas Práticas da Escola Pública do RS realizada em 2019 pela Comissão de Educação, na época também presidida pela deputada Sofia Cavedon que teve como tema: A Escola Pública e seu compromisso com o conhecimento, a cultura, a inclusão, a cidadania e a democracia.

A Exposição, que será instalada no dia 23 de outubro e irá até o dia 27, no espaço Deputado Carlos Santos no térreo da Assembleia Legislativa apresenta, em dez banners, o protagonismo de professores, alunos e comunidades escolares, com os projetos que desenvolvem com temas nos campos da aprendizagem, gestão, formação, diversidade, cultura e tecnologia. “Queremos dar visibilidade às boas práticas pedagógicas que muitas vezes ficam restritas ao âmbito da escola onde são desenvolvidas e melhorar a sintonia da Assembleia Legislativa com as comunidades escolares do Estado, a fim de avaliar e propor iniciativas legislativas, bem como acompanhar a execução destas políticas na área da educação” afirma a presidente da Comissão.

Conforme Sofia, “mais do que se imagina, são muitas escolas que desenvolvem projetos de sucesso, no sentido de resultarem em felicidade e aprendizagem em sala de aula. Atividades aparentemente comuns são criadas, reinventadas e adaptadas, com um toque especial, que se modifica e faz a diferença, evidenciando a boniteza de ensinar e de aprender, como diz Paulo Freire”, enfatiza a parlamentar. Conforme a deputada as notícias da educação são majoritariamente ruins: aulas no escuro, salas com goteiras, prédio interditado de escola interrompe aulas; a internet não é suficiente, a biblioteca está fechada; mães e pais se queixam que estudantes saem mais cedo todo o dia – faltam professores; só servem lanches simples na escola – a fome atrapalha a sala de aula; os salários estão congelados e todos que trabalham com educação estão endividados; a aposentadoria minguou e tirou esperanças de uma vida digna depois dos anos de trabalho e no cotidiano as tarefas só aumentam. As mudanças educacionais sem diálogo nenhum desrespeitam a autonomia e autoria intelectual das professoras e professores, esvaziam o Planejamento Político Pedagógico das Instituições Escolares, resultando em improviso, fragmentação e desestímulo generalizado. Nenhum governante vai melhorar os indicadores educacionais agindo desse modo. Por isso, nossa denúncia, mobilização e defesa da gestão democrática são formas de homenagear as professoras e os professores.

A deputada explica ainda que os registros foram selecionados por uma comissão e trazem diferentes olhares que pudessem perceber e identificar a diversidade de abordagens e caminhos pedagógicos, além de características culturais das diferentes regiões do nosso Estado. “É um espaço de registro da qualidade da Escola Pública e muito nos honra a confiança depositada na Comissão de Educação pelos professores que aqui partilharam como ensinam e como aprendem no processo de formação integral dos seus estudantes com seriedade, engajamento e compromisso”.

Representando as escolas, a professora Adriana Titol Balatin e o professor Kleiton Muller falaram sobre o imenso prazer de participar da atividade destacando a sua importância especialmente neste momento em que a Educação é tão fragilizada e sem investimentos. “Essa homenagem nos dá ânimo de levar para a escola que nossas iniciativas valem à pena”, frisaram.

Exposição:
A Mostra apresentará dez projetos extraídos do livro Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, sendo eles:
– Alternativas Viáveis de Desenvolvimento de Caixa Entomológica Sem Crueldade, da
EEEM São José, de Constantina
– Horta Orgânica escolar: Meu pedacinho de chão, da EEEF Tomé de Souza, de Alpestre
– Feirão do João: Conectando Escola e Comunidade, da EEEM João Przyczynski, de Guarani das Missões
– Sacola Ecológica: Ajude a Natureza, da EEEF Dr. Jorge Guilherme Moojen, de Montenegro
– Bicelétrica: Transformando Energia Corporal em Eletricidade, da EEEF Aurélio Reis, de Porto Alegre
– Alimentação Saudável: Um dos Tesouros da Vida, da EMEF Lauro Rodrigues, de Porto Alegre
– Aproveitar e Produzir Alimentos de Forma Sustentável, do Colégio Estadual Monsenhor Assis, de Santiago
– O Gosto e o Encantamento Pelas Lidas do Campo, da EEEM São José do Maratá, de São José do Sul
– Trilha Interpretativa no Parque Estadual de Itapeva: Uma Verdadeira  Aula de Valorização Ambiental, da EEEF Justino Alberto Tietboehl, de Torres
– Eco Saberes As Panc na Merenda Escolar, da EMEF Guerreiro Lima, de Viamão

 

Texto: Marta Resing – 5405
Fotos: Debora Beina (lançamento com público) e Lua Kliar (Sofia Cavedon)