Projeto Libertar da Polícia Civil irá lançar seu relatório na Assembleia Legislativa

A 29ª Delegacia de Polícia Regional de Camaquã em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pela deputada Laura Sito, realizam o lançamento do relatório do Projeto Libertar da Polícia Civil do estado, no dia 9 de outubro, a partir das 14h, no Espaço de Convergência do Parlamento. Um dos encaminhamentos que devem ser discutidos é o apoio para a instalação de unidades do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), nas regiões em que ainda não há este serviço.

O relatório apresenta dados de 29 de março a 11 de setembro de 2023, período em que ocorreram as palestras nas instituições de ensino. Ao todo, foram 75 palestras em 59 escolas e 5.930 pessoas impactadas. Como resultado, após as falas dos policiais, 35 denúncias foram recebidas de adolescentes. Outro ponto de impacto do projeto, foi a identificação entre os espectadores que foram ou estavam sendo vítimas de abuso sexual a partir de gatilhos emocionais provocados a partir da abordagem dessa violência.

O Projeto Libertar é conduzido pelo Delegado de Polícia Regional Vladimir Peukert Urach, que tem como objetivo encorajar as vítimas a romperem o silêncio e libertá-las do ciclo de violência sexual. Além disso, busca percorrer as instituições de ensino ministrando palestras e dialogando sobre o abuso sexual, real e virtual, com alunos e professores, mantendo o foco na conscientização dos participantes.
Um comparativo entre 2022 e 2023, feito nos municípios agraciados pelo Projeto Libertar foi constatado aumento de 142% dos casos de estupros de crianças e adolescentes e, também, um aumento de 33% nos casos de importunação sexual até então desconhecidos pela Polícia Civil, protegendo ainda mais as vítimas e responsabilizando os seus agressores.

 

Texto: Thanise Melo