sexta-feira, 22 novembro

A bancada do PT na Assembleia Legislativa tem apresentado ao Governo Federal sugestões de ações para dar celeridade na execução de políticas públicas nos municípios que estão em situação de emergência em função de episódios extremos causados pela crise climática.

Passadas as primeiras semanas da enchente que atingiu o Vale do Taquari, uma comitiva do Governo Lula esteve mais uma vez na região para dar andamento às ações anunciadas. As medidas emergenciais de fornecimento de abrigo e alimentação, a criação de um hospital de campanha, a antecipação do pagamento do bolsa família, entre outras iniciativas, já foram adotadas. Agora, a necessidade é criar as condições para a plena retomada das atividades econômicas. Para viabilizar essas ações, os ministros Paulo Pimenta (Secom), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Assistência Social), além da primeira-dama Janja Lula da Silva e de representantes de outros ministérios e órgãos federais, realizaram reuniões temáticas na Univates, em Lajeado.

Entre os temas abordados estavam a construção de casas pelo Minha Casa Minha Vida, a liberação de financiamentos para empresas, produtores rurais e MEIs, investimentos em saúde e educação e a gestão das águas, entre outros. O ministro Paulo Pimenta anunciou ainda a instalação de uma estrutura permanente com técnicos dos órgãos federais que darão encaminhamento e auxílios às prefeituras para colocar em prática tudo que está sendo anunciado pelo Governo Federal. “Com este novo escritório, buscamos construir pontes entre Brasília e Rio Grande do Sul, aproximando o Governo Federal dessa realidade vivida pelos gaúchos e possibilitando uma atuação mais direta e eficaz”, destacou o Ministro Paulo Pimenta.

A sede ficará na agência da Caixa Econômica Federal, 3º andar, no centro de Lajeado, e contará com salas de trabalho e reunião, entre outras estruturas. O escritório governamental já começou a atuar nesta quarta (27), com previsão de funcionamento até o fim do próximo mês. O objetivo é implementar, com maior celeridade, as ações governamentais de socorro aos municípios atingidos pela tragédia climática.

A iniciativa atende uma demanda da bancada do PT na Assembleia Legislativa, que estava representada nas reuniões pelos deputados Adão Pretto Filho, Zé Nunes e Miguel Rossetto. “A presença dos ministros aqui é importante para aferição das ações e das políticas públicas que estão sendo executadas. São iniciativas em todas as áreas, que partem do cuidado com as famílias, passam pela reconstrução das cidades e vão até a retomada das atividades econômicas. O Governo Lula compreendeu o tamanho da necessidade e não vai medir esforços para que o Rio Grande do Sul supere esse momento difícil”, ressaltou Rossetto.

Os deputados Zé Nunes e Adão Pretto Filho participaram de uma reunião específica sobre a crise do setor leiteiro. O presidente da Conab, Edegar Pretto, informou que a companhia vai receber, até o dia 10 de outubro, as ofertas para poder efetuar a compra pública de leite. A primeira aquisição do Governo Federal será de R$ 100 milhões, que devem representar três mil toneladas do produto. Ao menos duas mil toneladas serão compradas de produtores gaúchos. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, informou que na próxima semana será anunciado um pacote de incentivos fiscais para empresas que compram leite produzido no Brasil, para diminuir o percentual de importação do produto.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT
Foto: Joaquim Moura

Compartilhe