sexta-feira, 22 novembro

A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), será reinstalada, de forma híbrida, na quarta-feira (27), às 11h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com a participação virtual do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho.

Para Zé Nunes, será um momento muito importante para o setor, de retomada de desafios e perspectivas. “Priorizar o ser humano, o meio ambiente e as relações que se estabelecem é o centro da economia solidária, e não podemos perder isso. A materialização destas alternativas de enfrentamento da situação de vulnerabilidade social não se faz de maneira individual, mas através da organização de trabalhadores de forma coletiva, voltada à geração de trabalho e renda, e à melhoria da qualidade de vida dos seus integrantes. Por isso, manter ativo o espaço da Frente se torna tão importante”, declarou o parlamentar.

Instalada em março de 2016, a Frente Parlamentar é um instrumento de promoção de debates, estudos e políticas para a valorização das experiências existentes. Além disso, estimula novos projetos e contribui na construção de um ambiente socialmente sustentável e na consolidação de uma cadeia produtiva no Rio Grande do Sul.

Zé Nunes tem sua trajetória de vida ligada às organizações da agricultura familiar e à economia solidária, sendo protagonista desde a fundação ou no fortalecimento de empreendimentos existentes. Fomentou a organização de várias associações, sindicatos e cooperativas. Como prefeito de São Lourenço criou o Programa Municipal da Economia Solidária, o Centro Público de Economia Solidária, valorizando o setor. Como deputado, apoiou a criação de Fóruns Municipais, lançou a Cartilha da Economia Solidária, e tem trabalhado para ampliação de recursos do orçamento do Estado para apoio às feiras e pelo funcionamento do Conselho Estadual, valorizando experiências existentes. Em 2015, coordenou a Subcomissão que tratou o tema na Assembleia, e que indicou a criação da Frente Parlamentar.

 

Texto: Marcela Santos – MTE 11679

Compartilhe