O deputado Adão Pretto comemora o momento histórico de assinatura das três primeiras propostas de cooperativas da agricultura familiar do nosso Estado na adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os documentos foram assinados no pavilhão da Agricultura Familiar, pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, durante a Expointer.
O PAA, agora revitalizado, assume um papel central na luta contra a fome no país, conforme anunciado pelo novo governo do presidente Lula. Este compromisso reflete um esforço conjunto para fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso à comida de qualidade para a população gaúcha e brasileira.
As cooperativas demonstraram o potencial do setor ao liderar essas adesões. Essa parceria entre as cooperativas gaúchas e o PAA promete não apenas impulsionar a renda dos agricultores e agricultoras envolvidos, mas também fornecer alimentos saudáveis para a mesa de gaúchos e gaúchas, brasileiros e brasileiras.
“O PAA é um instrumento fundamental para apoiar nossa agricultura familiar e, ao mesmo tempo, combater a fome no Brasil. Estamos comprometidos, através do PAA, essa ferramenta eficaz, promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”, disse Adão Pretto.
O Programa de Aquisição de Alimentos representa um passo significativo em direção a um Brasil mais justo e igualitário, onde a produção local e a solidariedade são pilares fundamentais para o progresso. “O compromisso do nosso presidente Lula com o PAA reforça a importância de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população e o fortalecimento da agricultura familiar e adesão dessas cooperativas do RS à iniciativa é apenas o começo de um esforço conjunto para construir um futuro mais promissor e equitativo para todos e todas”, finalizou o deputado.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA é uma iniciativa do governo do nosso presidente Lula, com a contribuição da Conab, através do presidente Edegar Pretto, e visa apoiar a agricultura familiar, promover a segurança alimentar e combater a fome no país. Por meio do PAA, alimentos produzidos por agricultores familiares são adquiridos pelo governo e distribuídos para instituições sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Texto: Paulo Roberto Silva
Fotos: Joaquim Moura