sexta-feira, 22 novembro

Em uma cerimônia carregada de emoção, o deputado Zé Nunes (PT) entregou a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa aos funcionários da Emater-RS/Ascar. O evento ocorreu na Casa da Emater na Expointer.

“A Emater é a garantia de gente no campo. Ela é muito mais que assistência técnica. Quem chega em uma comunidade quilombola ou em uma comunidade do pescadores artesanais? É a Emater. A Emater faz assistência social no campo”, afirmou Zé Nunes.

Ao entregar a honraria à presidente Mara Saalfeld, o deputado destacou o trabalho permanente em defesa da instituição. “Somos defensores da Emater-RS/Ascar. Vocês têm contribuído para o desenvolvimento do RS e essa distinção é um reconhecimento, uma espécie de agradecimento pelo compromisso com a população gaúcha”.

A Emater-RS/Ascar está presente no cotidiano dos agricultores familiares e é a executora do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no Estado. Ao longo de 68 anos, a instituição atende às demandas do público formado por agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados. Portanto, a homenagem se justifica pela existência e importância da instituição.

Mara Saalfeld fez questão de compartilhar a homenagem com a equipe de funcionários que está trabalhando na
Expointer. “Compartilho essa homenagem com toda a equipe da Emater, com os 1680 funcionários que trabalham com muita dedicação a extensão rural continuada”. Mara destacou que Zé Nunes, como agrônomo e produtor rural, conhece profundamente a realidade dos produtores e a importância da Emater.

Desde que assumiu o primeiro mandato na Assembleia, Zé Nunes tem lutado pela preservação da instituição e seu formato de atuação. “Estamos falando da agricultura familiar, que representa 27% do PIB gaúcho, que somados ao agronegócio, chega a 50%, se falarmos em todo setor primário, num Estado que praticamente não tem mais política para esta área. É preciso uma dedicação especial para que a Emater siga atuando na promoção das comunidades do nosso Estado, indo onde ninguém vai. Falamos nisso porque falar da agricultura é falar da Emater”.

Participaram da homenagem integrantes do Fórum Permanente de Entidades Representativas dos Empregados e Empregadas da Ascar/Emater-RS, composto por oito entidades e funcionários da instituição.

 

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Foto: Tito Lima

Compartilhe