Em solenidade realizada na noite de sexta-feira, 25, a Câmara de Vereadores de Rosário do Sul, concedeu o título de “Cidadão Rosariense” ao deputado estadual Valdeci Oliveira. A proposta foi apresentada pelo vereador Atheros Cides (PT) e aprovada pelos 13 legisladores no início do mês. Segundo o proponente da homenagem frisou em seu discurso, o apoio dos colegas se deu por Valdeci “exercer com maestria o seu trabalho com Rosário, pelo seu modo simples e pela boa política”. Não é filho da terra, mas a escolheu para ser de coração.” Atheros explicou ainda que a honraria é concedida a toda e qualquer pessoa que atue na vida da cidade e com a sua maneira tenha contribuído ou contribui com a história de Rosário do Sul. “Nada mais justo de que esse título seja concedido ao senhor, que esteve presente, incansavelmente, na destinação de recursos e melhorias aos nossos munícipes. E agora, sim, de fato e de direito, Valdeci Oliveira é um rosariense”, afirmou.
Estar constantemente em atividades na cidade, atuar na articulação de emendas parlamentares para o atendimento de demandas nas áreas da saúde, infraestrutura e cultura, além de assegurar apoio político e institucional permanente do mandato às lutas locais fizeram com que Valdeci tivesse em Rosário, nas últimas eleições, as suas maiores votações depois de Santa Maria, sua principal base eleitoral.
O reconhecimento ao trabalho do deputado continuou com o prefeito Vilmar Oliveira (PDT). “Tenho acompanhado os grandes políticos do estado e tenho colhido, de cada um, exemplos que podem servir a minha luta diária em prol da política sadia. Sou um apaixonado por aqueles que fazem do seu mandato um sacerdócio. E o seu trabalho é além-fronteiras, extrapolou Santa Maria, ganhou o Rio Grande e ecoou por todo o Brasil. A sua voz é respeitada, considerada. E a sociedade rosariense quer prestar seu reconhecimento, que vai ao encontro de uma sociedade que o aplaude e quer que o senhor siga sua trajetória lembrando sempre que aqui há um povo que o ama. O que vale na política é isso, colher os bons momentos e semear sementes que proliferam mais ‘Valdecis’ e mais políticos da mesma estirpe”, destacou o chefe do executivo municipal, lembrando do apoio do agora cidadão rosariense em recursos para áreas importantes da cidade e no apoio para a aprovação e liberação do complexo eólico Serra do Caverá.
“Ter um representante a sua altura orgulha os rosarienses, por isso, eles sempre reconhecem nas urnas a sua pessoa. Em nome do Poder Legislativo, nós o parabenizamos e lhe dizemos ‘bem-vindo’ e que possa levar sempre, não só a sua cidade, Santa Maria, mas agora também Rosário do Sul, no seu coração”, destacou Alisson Sampaio (PP), presidente da Câmara de Vereadores. “Apesar de estar há quase 50 anos nesta caminhada, na militância política, esse é um momento de muita emoção. Devo levar essa homenagem para o resto da minha vida e socializá-la com todos os companheiros e companheiras”, frisou o deputado logo nas primeiras palavras.
Durante seu discurso, Valdeci dividiu com o público que lotou o plenário do legislativo local os vários momentos de superação e vitórias vividos por ele nos seus 65 anos de vida – desde as dificuldades passadas ainda criança na lida na roça em São José da Porteirinha até atingir a condição de prefeito reeleito de Santa Maria e de deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa no ano passado.
Com esforço para manter a voz menos embargada pela emoção, Valdeci dedicou a honraria recebida à família e aos companheiros e companheiras de Rosário, entre eles o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, que prestigiou a solenidade e atua com Valdeci desde a década de 90. “ O Pigatto, por sua atuação no Conselho Nacional de Saúde, é um cidadão de Rosário e do mundo. E isso é muito importante e precisa ser valorizado, pois aonde ele vai, ele representa a saúde, o SUS, mas também o município de Rosário do Sul.”, enfatizou.
Ao final da sua fala, além de destacar que seu compromisso, trabalho e carinho pela cidade de Rosário do Sul continuarão firmes, o homenageado brincou: Peço que agora, além de cidadão rosariense, me deleguem também o título de embaixador de Rosário do Sul. O que levou a plateia, formada por amigos, apoiadores, dirigentes e militantes do PT local, a se dividir entre risos e aplausos. “É muita emoção”, disse Valdeci, antes de se dirigir ao último ato da cerimônia: a sessão de fotos com quem foi lá prestigiar e parabenizar o novo cidadão rosariense.
APOIO AO INSTITUTO FEDERAL – Na sua manifestação na Câmara de Vereadores de Rosário, o deputado homenageado aproveitou o momento para reafirmar e reforçar o apoio à luta pela implantação de um campus federal de educação no município. Valdeci entregou ao prefeito e ao presidente da Câmara uma “Carta Aberta à Rosário do Sul”, cujo texto defende a inclusão da cidade no processo nacional de expansão das unidades de educação profissional e tecnológica, uma das prioridades do governo Lula. “Certamente, isso representaria, além de avanços educacionais inquestionáveis, a constituição de um novo vetor de desenvolvimento econômico e social para Rosário e a região”, assinalou Valdeci no documento.
A “Carta Aberta a Rosário do Sul” também será encaminhada aos ministros da Educação e da Comunicação Social e para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), órgão que é vinculado ao MEC e que coordena o projeto de expansão e qualificação dos institutos federais de educação.
Texto: Marcelo Antunes (MTE 8511)
Fotos: Christiano Ercolani