quarta-feira, 27 novembro

Os impactos da crise climática, consequência do aquecimento global, trazem uma preocupação cada vez maior da sociedade e de seus representantes. Diante disso, o deputado Jeferson Fernandes  criou, nesta quarta-feira (23/08), a Frente Parlamentar em Defesa das Unidades de Conservação no Rio Grande do Sul. A atividade contou com a participação de entidades ligadas à proteção ambiental, além de instituições públicas como o Batalhão Ambiental da Brigada Militar e o Ministério Público do Estado. “Essa é uma iniciativa baseada na consciência ambiental e na urgência de inciativas que enfrentem as causas da crise climática. Precisamos de uma grande articulação institucional porque, embora tenhamos a missão de fiscalizar, nós, aqui no Poder Legislativo, não temos todas as condições de cumprir essa tarefa”, afirmou Jeferson.

O estado conta hoje com 24 unidades de preservação ambiental. Conforme o deputado, integrantes da frente parlamentar vão visitar todas elas para, em 120 dias, apresentar um diagnóstico sobre a situação atual de cada uma delas. “Precisamos cuidar bem das unidades de conservação. Além da beleza, elas são os pulmões do Rio Grande do Sul”.
Conforme o presidente da Associação dos Servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Pablo Silva, falta estrutura e servidores para que o trabalho de fiscalização seja bem realizado. Em sua apresentação, Pablo destacou que o Bioma Pampa, por exemplo, tem apenas 3,5% de área protegida. Já a Mata Atlântica tem cerca de 9%. Porém, o índice ideal seria de 17%. “Nós estamos muito abaixo do necessário e isso está muito longe de ser uma façanha. Não são os servidores que estão dizendo que o RS tem poucas unidades de conservação, são as recomendações internacionais. É a ciência que diz que temos poucas”.

Representando o Ministério Público, a procuradora Ana Maria Marchesan alertou que o Bioma Pampa tem perdido área e biodiversidade e que é fundamental ampliar as unidades de preservação. “É uma medida essencial para preservar a vida e a riqueza ambiental que existe no Rio Grande do Sul”.

A Frente Parlamentar vai iniciar as inspeções pelo Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, no dia 08 de setembro.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT

Foto: Joaquim Moura

Compartilhe