O governo Lula assinou resolução que atualiza as diretrizes sobre a Pedagogia da Alternância nos ensinos básico e superior. Agora, este tipo de metodologia conta com parecer oficial do Conselho Nacional de Educação. Essas diretrizes foram aprovadas pelo CNE em 2020, e vetadas pelo então presidente da República.
Para o deputado Zé Nunes (PT), que trabalha na defesa deste tipo de metodologia há bastante tempo, justamente por ser uma alternativa para jovens e famílias de agricultores e moradores do campo, é uma conquista. “Não se trata apenas de uma escola localizada no meio rural, mas de uma educação conectada com um projeto tanto de fixação do sujeito no campo quanto de valorização dos conhecimentos, saberes e técnicas”, defendeu.
Segundo ele, esse viés educacional busca aproximar a realidade do estudante que vive no campo com os aprendizados e conhecimentos compartilhados na escola, levando em consideração seu contexto regional.
O parlamentar disse ainda que o currículo de uma escola rural não pode ser o mesmo de uma escola urbana, pois os alunos estão situados em outra lógica cotidiana. “Em geral, o trabalho da família do educando costuma envolver atividades agrícolas e as crianças e jovens moram a longas distâncias da instituição, enfrentando problemas de deslocamento, por exemplo”, completou.
Texto e fotos: Marcela Santos (MTE 11679)