sexta-feira, 22 novembro

A retomada pelo governo Federal da política de ampliação e fortalecimento da rede federal e da educação profissional e tecnológica no país, fez com que diversas regiões do estado se organizassem para debater e se candidatar para a possibilidade de receber um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Na próxima quarta-feira (23), às 19h, é a vez de Santa Cruz do Sul realizar sua audiência pública. O encontro, proposto pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), será na Câmara de Vereadores do município. As regiões de Ijuí, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Santiago e Cachoeira do Sul já realizaram suas audiências e as de Caçapava do Sul e de São Gabriel ainda estão definindo suas datas.

Para esses debates públicos, organizados pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, estão sendo convidados a participar, com direito à manifestação e apresentação de propostas, agentes políticos e sociais, gestores públicos, entidades sindicais e empresariais e comunidades acadêmica e estudantil. O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é o de entregar 320 campi até 2026 e chegar a mil unidades espalhadas pelo Brasil. No caso do RS, as unidades previstas constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto, praticamente abandonado nos últimos quatro anos devido à falta de apoio à proposta pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

“A expansão do IFFar está diretamente ligada ao acesso da população jovem ao ensino de qualidade e ao desenvolvimento regional. Esse tema interessa demais ao interior do Rio Grande, e a Assembleia cumpre o papel de aprofundar esse debate junto à sociedade. Esses encontros são o primeiro passo”, avalia Valdeci de Oliveira, autor da maioria das propostas de realização de audiências públicas.

Com reitoria instalada em Santa Maria, o IFFar possui campus em Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e um campus avançado em Uruguaiana.

Texto: Marcelo Antunes – MTE 8.511 –
Compartilhe