domingo, 24 novembro
A deputada Stela Farias esteve em Brasília esta semana para convidar ministros, autoridades e deputados federais da bancada gaúcha a participarem da instalação da Frente Parlamentar Pela Implantação da Linha Nordeste da Trensurb, marcada para acontecer na próxima segunda-feira, dia 21, às 14h, da Assembleia Legislativa do RS. A iniciativa, segundo a parlamentar, tem objetivo de abrir os debates para a realização do projeto de ampliação deste modal de transporte, que visa melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana de milhares de pessoas que vivem e trabalham nos municípios de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada. “Essas cidades enfrentam diariamente os desafios de um transporte público ineficiente, caro e inseguro, que prejudica o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região”, destaca Stela.
A agenda em Brasília também incluiu a participação da deputada na 7ª Marcha das Margaridas, realizada na quarta-feira (16), reunindo mais de cem mil mulheres do campo, pescadoras, extrativistas, quilombolas, indígenas, catadoras de recicláveis e todo tipo de trabalhadoras urbanas, homenageando Margarida Maria Alves, agricultora e sindicalista da Paraíba que foi morta, em 1983. “Mulheres que marcharam por direitos e por diginidade e que resultou na assinatura de vários decretos, pelo Presidente Lula, que atendem às reivindicações, como a criação dos Quintais Produtivos e o Pacto Nacional de Enfrentamento aos Feminicídios”, salienta a deputada.
Stela também esteve no Ministério da Justiça, para apresentar a Força Tarefa de Combate ao Feminicídio, que atua no âmbito da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, presidida por ela, como um importante programa de enfrentamento à violência as mulheres no RS. “Com o Secretário Executivo do Ministério, Ricardo Capelli, tratamos do combate à violência na região metropolitana de Porto Alegre, principalmente contra a juventude”, explica Stela. A parlamentar lembra que as cidades der Alvorada e Rio Grande estão entre os 50 municípios mais violentos do Brasil, que carecem de políticas públicas e receberão investimentos em segurança do Governo Federal, para mudar este quadro.
Foto: Carolina Lima
Texto: Luciane Franco
Compartilhe