sexta-feira, 22 novembro

 

A deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da AL/RS, recebeu nesta quinta-feira, 17, o Secretário de Educação de Porto Alegre José Paulo da Rosa, quando entregou os monitoramentos da Rede Municipal de Ensino Operação Dever de Casa – De Olho em Porto Alegre – e Balanço da Operação Educação Infantil. Ambos relatórios trazem análises, metas e sugestões para que o município possa avançar no atendimento à Educação Infantil em Porto Alegre.

“A situação é bastante preocupante e vem piorando. Para que se tenha uma ideia, segundo dados do Tribunal de Contas do RS e do Censo Escolar do Inep de 2021, a defasagem de vagas era de 11.970 para crianças de 4 a 5 anos e de 16.737 para crianças de 0 a 3 anos. Ou seja, são quase 30 mil vagas. Agora, em agosto, confirmamos estes números também nos dados do Departamento de Economia e Estatística do RS e do Ministério do Desenvolvimento Social: faltam 23.651 vagas para crianças de 0 a 4 anos. E Porto Alegre tem 23.651 crianças com idade entre 5 e 6 anos que nunca frequentaram a escola”, explicou a deputada.

Segundo o Secretário de Educação do município, a ideia é realizar um esforço conjunto para garantir estas vagas. Uma das primeiras soluções é o Regime de Colaboração entre Estado e Município que já estaria em tratativas avançadas em oito escolas da Rede Estadual que receberiam turmas de Educação Infantil em salas ociosas.
Jorn. Clarissa Pont
Foto Clarissa Pont
Compartilhe