Na quarta-feira, 16 de agosto, a deputada estadual Laura Sito se reuniu com o procurador–geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Costa Da Camino. Na oportunidade, a parlamentar entregou mais um pedido de verificação sobre as condições da concessão da CEEE ao Grupo Equatorial, devido ao aumento do número de relatos e queixas sobre o serviço prestado pela empresa.
Atualmente, a empresa atua em 72 municípios, como a Região Metropolitana, Sul, Centro-Sul e Litoral Sul e Norte do Rio Grande do Sul, apesar das reclamações surgirem de diferentes partes do território gaúcho, a maioria é em relação aos serviços prestados pela Equatorial. A falta de transparência, de equipes e de comunicação com a população tem chamado a atenção dos gaúchos e gaúchas, após os últimos eventos climáticos no RS.
Na entrega do documento, Laura Sito justificou sua preocupação, segundo a deputada “ há fragilidade no processo de fiscalização e no cumprimento do próprio contrato acordado com a empresa. É perceptível que a Equatorial atua sempre após os episódios climáticos, por exemplo, nunca de forma preventiva”, comentou a deputada durante o encontro com o procurador–geral do TCE.
Na última quinta-feira, 10 de agosto, a parlamentar entregou ao Secretário de Controle Externo, Guilherme Yadoya de Souza, um pedido de averiguação sobre as condições dos serviços prestados pela CEE-Equatorial. Na mesma data, esteve na cidade de Encruzilhada do Sul para debater a falta de energia elétrica na região do Vale do Rio Pardo com a população local.
Texto/Foto: Thanise Melo