O encontro do deputado Pepe Vargas e do Ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida foi na sexta feira (11), em Porto Alegre. Pepe, que já foi Ministro da pasta, destacou a necessidade de criar Casas de Acolhimento e apoio à população LGBTQIA+.
Segundo Pepe, “projetos assim são fundamentais no acolhimento de adolescentes LGBTs e trans, expulsos do núcleo familiar e com vínculos familiares rompidos.” É a garantia de um abrigo temporário não só às vítimas de violência, mas também a população trans em situação de rua ou desemprego.
Caxias do Sul é sede da única Casa de acolhimento para a população trans do sul do País, através do trabalho realizado pela ONG Construindo a Igualdade. O projeto é mantido através de doações recebidas de pessoas físicas e jurídicas. Por isso a importância de iniciativas específicas que destinem recursos para custeio, reforma, manutenção e equipamentos das casas que hoje já existem e que, com mais recursos, poderiam qualificar sua atuação nos territórios.
Para o deputado, as Casas de Acolhimento combinadas com os Centros de Referência poderão se transformar em espaços regionais de apoio à população LGBTQIA+, com capacidade de articular com outros Ministérios as necessárias políticas públicas que garantam acesso à educação, formação profissional e oportunidade de emprego e renda, contribuindo para a autonomia e cidadania desta população.
Texto: Vânia Lain (MTE 9902)