Recursos para obras do Campus da Furg em São Lourenço estarão no novo PAC

 

Os recursos para avançar as obras de expansão do campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em São Lourenço do Sul serão incluídos no novo PAC, que vai priorizar obras em execução, ou aprovadas e não executadas, de campis universitários pelo país. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) em audiência nesta terça-feira (8), em Brasília. O novo PAC será lançado pelo presidente  Lula  no próximo dia 11 de agosto.

“O ministro nos informou que a FURG em São Lourenço está na lista das obras que serão contempladas no PAC. Esta é uma notícia muito importante, pois conseguiremos avançar no projeto de expansão da FURG”, comemorou Lindenmeyer. De acordo com o deputado, o Ministério da Educação se comprometeu em elaborar um planejamento orçamentário para garantir os recursos necessários para concluir as obras do campus nos próximos três anos. “Não temos como garantir este prazo, mas o apoio do Ministério será fundamental para concretizar o projeto e oferecer um ambiente mais amplo e adequado para a comunidade acadêmica”, ressaltou.

Em junho passado, o deputado Zé Nunes e o deputado federal Lindenmeyer anunciaram a liberação de R$ 1,3 milhão do governo federal para a conclusão da primeira etapa da expansão do campus. O local abrigará as salas de aula e o setor de apoio ao funcionamento da universidade. “Quando estiver concluído, o campus avançado da FURG em São Lourenço do Sul contará com novos blocos, laboratório, restaurante universitário, casa do estudante, garantindo uma centralidade de todos os cursos oferecidos pela instituição, atualmente espalhados em prédios alugados na cidade”, declarou Zé Nunes.

A audiência com o ministro Camilo Santana também contou com a presença do reitor da FURG, Danilo Giroldo, e do ex-deputado Henrique Fontana.

 

Texto: Marcela Santos

Foto: Ronaldo Berwanger