Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Nunes (PT), comemorou o lançamento do Programa Povos da Pesca Artesanal. “A iniciativa do presidente Lula vai beneficiar mais de um milhão de pescadores e pescadoras em todas as regiões do país, e o Rio Grande do Sul está contemplado! São aproximadamente um milhão de pessoas em todo o Brasil que integram o setor pesqueiro e que serão beneficiadas com o programa”, avalia.
De acordo com o parlamentar, a proposta fortalece os laços de pertencimento do setor. “Sem contar que é a primeira vez, que o Governo Federal lança políticas voltadas exclusivamente às pescadoras e pescadores artesanais”, lembrou.
Estão previstas ações de estímulo à pesquisa, para despertar o interesse do jovem e fortalecer os laços de pertencimento com a comunidade pesqueira; apoio às manifestações culturais dos pescadores artesanais, seus conhecimentos transmitidos ao longo de gerações sobre técnicas de pesca; apoio à pesquisa, oferta de bolsas de estudo a alunos oriundos das escolas públicas provenientes de comunidades pesqueiras tradicionais, entre outros.
A FRENTE
Na presidência da Frente Parlamentar desde 2018, Zé Nunes tem conhecimento da realidade do setor pesqueiro. Tem visitado colônias, sindicatos, associações e percorrido as comunidades pesqueiras pelo RS, conhecendo de perto as dificuldades e os desafios dos pescadores e pescadoras. Não tem medido esforços para estabelecer uma política que seja construída ouvindo os pescadores e as pescadoras.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)
Foto: Doca