Com quase meia hora de atraso na agenda, o governador Eduardo Leite entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, o Plano Plurianual (PPA), com os programas, metas e objetivos do Executivo para o exercício de 2024-2027. Na cerimônia realizada na Sala da Presidência do Legislativo, na manhã da terça-feira (01/08), Leite destacou iniciativas e ações, em torno de R$ 58 bilhões, previstos para o próximo período e voltou a afirmar a Educação como área prioritária do seu governo.
“A absoluta prioridade é a Educação. Não só para melhorar estruturas, mas também para melhorar o processo pedagógico. A infraestrutura, também, para melhorar a competitividade daquilo que a gente produz no estado,” afirmou, durante entrevista coletiva à imprensa.
Para o deputado Jeferson Fernandes, que acompanhou a entrega formal do documento, Leite precisa esclarecer o rombo nas contas públicas, após a negociação com o Governo Federal em 2022.”Nós vamos olhar com critérios tudo que o governo está apresentando. Nos interessa muito fazer com que o governo revele a forma como vai gerir as finanças públicas estaduais, porque ele dizia que com o Regime de Recuperação Fiscal, nossa vida estava salva. Agora já mostra um rombo de R$ 4 bilhões do orçamento deste ano.”
Fernandes também mostrou preocupação com a venda de patrimônio público para pagamento de dívidas. ” Já pegou o dinheiro da Corsan. Nós não queremos que ano que vem, ele venha com a mesma desculpa para vender o Banrisul, por exemplo”, alertou o parlamentar.
O PPA será encaminhado a Comissão de Finanças e deve ser votada até o final de setembro.
Leite veio acompanhado do vice-governador Gabriel Souza e dos secretários da Casa Civil, Arthur Lemos; da Fazenda, Pricilla Santana e do Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, responsável pela elaboração do documento.
Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Debora Beina